sexta-feira, 19 de julho de 2013

Thaíde & DJ HUm - Brava Gente (1994)

Thaíde & DJ Hum, em seu quarto disco, lançado de forma independente com um selo denominado Hip Hop Brasil.
O título do álbum é uma homenagem ao povo brasileiro, essa "Brava Gente" batalhadora que tem como rotina acordar cedo,  ter um trabalho árduo e mesmo assim praticamente não vê os frutos de seu suor, porque estão sendo explorados pelos governantes desde o tempo da escravidão, esta que só foi abolida no papel, pois os quilombos se transformaram em favelas com o mesmo sofrimento de outrora. Quem vive lá ainda busca encontrar a liberdade, que alguns encontram de forma subjetiva através da música.
Thaíde denuncia com fervor o preconceito racial e a desigualdade social, mostrando sua indignação com a miséria em várias letras, mas sempre elogiando e declarando amor ao Brasil e ao seu povo que não se entrega ao desespero.

"Enquanto alguns dependem de grandes escolas para terem a vida mole, nós temos a doutrina da vida dura" (Trecho da "Entrevista").

Destaco além da música que intitula o disco "Brava Gente", a música que se tornou uma clássica doadora de samples "Soul do Hip Hop".

Lado A
A1 Brava Gente
A2 Verdadeira História
A3 Jazz Complexo (Vinheta)
A4 História do Brasil
A5 Parábola dos Bichos
A6 B S K (Vinheta)

Lado B
B1 Poema à Minha Terra
B2 Resumo (Vinheta) 
B3 Entrevista
B3 Entrevista
B5 Soul do Hip Hop
B6 Mensagens Pessoais

No download você encontra, além das músicas, a foto da contra-capa e o encarte interno com todas as letras.
http://www.mediafire.com/?yjondsv5q9qxss0

Um comentário:

  1. Cara!! Vocês são FODAS!! Há muito, muito tempo quero achar esse encarte, tem a explicação da "Parábola dos Bichos". Valeu!!

    ResponderExcluir