terça-feira, 6 de agosto de 2013

Câmbio Negro - Sub-Raça (1993)

Disco de estréia desse grupo da Ceilândia, formado por X e DJ Jamaika, foi lançado pelo selo Discovery.
Sem dúvidas esse é um dos principais discos de rap nacional. Contou com produção do DJ Raffa do Baseado nas Ruas, um dos mais importantes produtores do Brasil. Por causa do vigor e da força de suas letras em cima de batidas fortes e ao mesmo tempo swingadas, o disco se tornou um verdadeiro marco, firmando Brasília como um dos pólos do rap brasileiro.
Câmbio Negro foi pioneiro em rap orgânico no Brasil, porém as músicas desse álbum com participação da banda saíram somente em CD, mas deixei como bônus junto ao download. Eles também foram precursores ao usar elementos do rock, surgindo então o embrião do que é chamado de "rap-core nacional".
Segundo DJ Tydoz, também de Brasília, “O Câmbio Negro veio pra falar as nossas gírias, da nossa realidade e das nossas influências. ‘Véi’ em vez de ‘mano’, ‘quebrada’ em vez de ‘área’. Samplear AC-DC e Gerson King Combo sem receio. Era a identidade dos candangos nos sons”.
Uma curiosidade sobre a capa do disco: na hora em que o fotógrafo Vanderlei Pozzembom foi tirar a foto, acabou a luz em toda a Ceilândia e então eles resolveram usar luz de velas para a foto. Até nisso eles acertaram, pois a foto principal ficou sensacional, porém o fotolito da contra capa ficou péssimo, mas não foi suficiente para arruinar o belo conceito do álbum.


Destaque especial para a faixa que deu título "Sub-raça", como também para "Careca sim e daí" e "Não pare".



E antes que eu esqueça, "Sub-Raça, é a puta que o pariu". Clássico!!!!



Lado A

A1 Dê-nos ouvidos (part. Marcão-Baseado nas Ruas)
A2 Que se f... vocês
A3 Careca sim e daí
A4 Que irmão é você
A5 Bala perdida


Lado B

B1 Sub raça
B2 Cadáver ambulante
B3 "X" sem Ana
B4 Não pare
B5 Não somos santos

http://www.mediafire.com/?617v142ljqv88bw

Nenhum comentário:

Postar um comentário