terça-feira, 9 de julho de 2013

Hip Hop Cultura de Rua (1988)

Hip-Hop Cultura de Rua é considerado por muitos como o primeiro vinil de rap brasileiro, pois mesmo que a coletânea "A Ousadia do Rap" da Equipe Kaskatas tenha sido lançada em 1987 com 3 rap's, ele foi o primeiro com 100% das faixas dedicados a esse estilo.
Podemos citar também algum discos que são considerados como os precursores do rap nacional, entre eles os grupos de break "Black Juniors" e "Electric Boogies" de 1984, bem como as músicas "Melô do Mão Branca" de Gerson King Combo de 1981 e "Melô do Tagarela" do Miele de 1980. Além, é claro do primeiro registro genuinamente de rap, "Pepeu e Mike - Melô do Bastião", lançado no disco "Remixou Dançou" em 1987.

Enfim, o Hip Hop Cultura de Rua foi lançado em 1988 e foi responsável por lançar a dupla Thaide & DJ Hum. Além da dupla, estavam no disco Código 13, MC Jack, e O Credo. 
O Credo havia sido convidado pela Gravadora Eldorado para gravar um LP solo, mas como não possuíam musicas suficientes, convidaram os outros grupos para formar a coletânea. Os idealizadores do LP foram Ruberval Marcelo do O Credo, Gilson Fernandes e Vagner Garcia, da Gravadora Eldorado.
É desse disco a frase clássica "Escutar o Hip Hop é coisa normal, entender o Hip Hop é onde está o mal", do Código 13 e usado como sample em várias músicas.
No dia 2 de novembro de 1988 teve a festa de lançamento no antigo Aeroanta, rua Miguel Isasa, 404, Largo da Batata no bairro de Pinheiros.

LADO A
A1 Thaide - Corpo fechado (prod. Nazi, André Jung e Beto Firmino)
A2 Código 13 - Código 13 (prod. Dudu Marote)
A3 MC Jack - Centro da cidade (prod. Dudu Marote)
A4 O Credo - O Credo (prod Akira S)

LADO B

B1 O Credo - Deus da visão cega (prod. Akira S)
B2 Thaide - Homens da lei (prod. Nazi, André Jung e Beto Firmino)
B3 Código 13 - Gritos do silêncio (prod. Dudu Marote)
B4 MC Jack - Calafrio (prod. Dudu Marote)

Fazendo o download, além de obter as músicas você poderá ver a contra-capa e o encarte exclusivo.

7 comentários:

  1. Primeiro de muitos, vou ler sempre! Parabéns pela iniciativa Baq´ta..

    ResponderExcluir
  2. Música, conhecimento e cultura muito bom Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Cara demais seu blog, mas reparei que vc deu um tempo. Tenho o meu blog e as vezes tenho até alguns discos raros de samba e pagode mas como fazer uma postagem se ao menos citar no texto a origem do grupo ou algo assim? Provavelmente vc deve estar sofrendo desse mesmo mal ou cansou mesmo, mas pelo q já foi postado valeu muito. Marcelo S. Costa (Tchelo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cambio... realmente tá faltando tempo pra esse projetinho... acredito que até no inicio do ano volto a postar, valeu pela atenção!!

      Excluir
  4. blz cara adorei .... muito obrigado
    parabens

    ResponderExcluir