quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Racionais MC's - Escolha o Seu Caminho (1992)

Segundo álbum do Racionais MC's, lançado no final de 1992 pelo selo Zimbabwe.
Não precisa nem dar play para entender o porquê do título. Enquanto a capa veio com a foto do quarteto usando drogas, portando armas e contando dinheiro, a contra capa apresenta uma outra realidade, os quatro sentados a mesa com uma pilha de livros, estudando e informando-se. Escolha seu caminho é, ao pé da letra, uma analogia sobre o livre arbítrio do ser humano.
As letras tratam sobre o orgulho e a auto-estima do povo negro, com a frase "acho incrível que o nosso conformismo já esteja nesse nível", mostram que não é para o povo esperar que outros façam alguma coisa por eles, e sim que levantem-se para lutar por algo melhor, que escolham um caminho melhor, dando exemplo de como o negro é destratado pela sociedade e dizendo que "a juventude negra, agora tem voz ativa"

Curiosamente o início da letra:
"Eu tenho algo a dizer, explicar pra você, mas não garanto porém que engraçado eu serei dessa vez. Para os manos daqui! Para os manos de lá!", é usada no início da música "Qual é?" do Marcelo D2, que apenas trocou manos por parceiros! Se foi plágio ou homenagem eu não tenho a resposta.

A versão baile da "Voz ativa" usa um sample da "Givin' up food for funk" dos JB's. E a "Negro limitado" conta com sample da "Walk On By" do Isaac Hayes.

Lado A
A1 Voz Ativa (Versão Rádio)
A2 Voz Ativa (Versão Baile)
A3 Voz Ativa (Acapella)

Lado B
B1 Negro Limitado

3 comentários: