terça-feira, 30 de julho de 2013

Athalyba e a Firma (1992)

Athalyba Man e DJ Cri (que eram do Região Abissal), chamaram o MC Grand Master Duda para formar o "Athalyba e a Firma", que lançou seu único disco sem título com o selo Plug/BMG.
O grande clássico desse disco é a faixa "Política", que concorreu ao primeiro VMB da história, em 1995. E o próprio Athalyba diz como foi a criação de uma das letras mais emblemáticas sobre o tema: “Na época eu tinha viajado para Miami e trouxe de lá uma fita K7 com um instrumental da Janet Jackson (ou era uma fita K7 da Mary J. Blige que tinha um som da Janet Jackson em cima? Não lembro...). O fato é que, já em Miami, ouvindo o instrumental me veio o refrão "de política em política". De volta ao Brasil comecei a confeccionar a letra, pontuando as rimas com palavras proparoxítonas, que davam força na pronúncia, e a elas se seguiam com uma pausa no ritmo (ou flow, como se diz hoje). Isso me deixou tão empolgado que fiquei praticamente 48 horas sem sair de cima, terminei a letra com dois quilos a menos e horas de sono atrasado, mas valeu a pena”.
No caso era o instrumental da "Janet Jackson - That's the Way Love Goes", a produção também contou om pitadas de "James Brown - Papa Don't Take no Mess" e o resultado não poderia ser outro a não ser o de se consolidar como um CLÁSSICO.
Mas não é só dessa faixa que sobrevive o disco, vale conferir ele por completo.

Lado A
A1 Política
A2 Dinheiro
A3 Salve o rei (Superstar)
A4 Flores
A5 Feminina

Lado B
B1 Pura
B2 Camisa de Vênus
B3 Não parem o scratch
B4 Fim de tarde (Perdi voê)
B5 Sujou

4 comentários:

  1. blz grande tudo bem pocha maior massa seu blog ta reunindo os Lp q sairam de rap nacioanl tbm tem uns aki uns disco como faço pra nois entra enconta pra ver se nois posta os q tenho aki e junta os q sairam de rapnacional em lp

    ResponderExcluir
  2. me manda seu imail ou ate seu skype algum contato vlw vou olaha aki sempre pra ve se vc coloco algum contato vlw

    ResponderExcluir
  3. fala ae Francico, meu email é bboybaqueta@hotmail.com
    skype baquetasbc
    facebook baq'ta south brothers crew

    vamos nos falando manooo

    ResponderExcluir
  4. ae grande ja te adicionei no skype fmz quando tiver online nosi troca ideia

    ResponderExcluir